mercredi 2 mai 2012

O DESEMPREGO EM ANGOLA

Há queixas em todos os sectores da economia  que o angolano é um calão, na agricultura dizem que os camponeses  não se esforçam, pouco ou nada produzem, gestores pouco capazes, professores mal formados ,mão de obra mal qualificada ?
Será que os angolanos não gostam de trabalhar?



 A verdade e que tem um trafico entre os recurso humanos e uma certa gente sobre os subsídios e os salários.Os jovens formados não podem   participar ,trabalhar por que  há recursos humanos que fazem pedidos de 15000 usd o mais por candidatos. Um enquerito e uma auditoria dos recursos humanos deve ser feito. 








Há alguma protecção social para os desempregados angolanos ,subsídio de desemprego ou algo similar que seja tão apelativo para os angolanos não quererem trabalhar ou a abandonar   os postos de trabalho quando empregados.


Será que o angolano só é bom em biscates e no paralelo  ,mercado informal? Achamos que o Angolano se tiver as condições  adequadas funciona  como todos os outros povos por melhor que sejam, empregos com remunerações justas, as pessoas serem avaliadas pela sua competência e mérito, defendidos por uma politica de trabalho eficaz com sindicatos e comissões de trabalho funcionais ,serem ouvidos em sede  concertação social para zelarem  não só pelos seus direitos como também  pelos seus deveres 


.
 Um milhão de empregos até 2012,mas ficou-se pela promessa, e não tem a humildade de rever as suas políticas ,criar o consenso em todas as decisões no que respeita as pessoas, para que as promessas consigam sair do papel, sugerimos que  se faça rapidamente o censo populacional, um levantamento dos desempregados , criar uma política social eficiente com subsídios de desemprego ,aumento do salário mínimo nacional para níveis razoáveis ,isto é que sirva para viver com o básico, para que as empresas revejam toda a sua política salarial, criar um rendimento social para os mais carenciados e excluídos, aposta forte na educação  nas escolas e nas empresas e na saúde..
As más políticas geram sempre   resultados catastróficos a médio e a longo prazo.




Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire